Click

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A soja é uma das plantas mais antigas cultivadas no mundo, registros indicam que ela tenha surgido no norte da China, depois foi se espalhando de maneira lenta para o Sul da China, Coréia, Japão e Sudeste da Ásia depois foi conhecida pelo Estados Unidos que levou esse grão ao Brasil que passo a conhecê-la e a realizar estudos sobre o grão para poder cultivá-lo, isso ocorreu no instituto Agronômico de Campinas, nessa época, 1891, a soja era mais vista com um dos grãos para alimentação de animais e não como grãos para o crescimento da industria de farelos e óleos vegetais. Em 1900 o instituto agronômico de Campinas fez a primeira distribuição de sementes de soja para o cultivo, com essa distribuição, no Rio Grande do Sul as sementes de soja encontraram as condições do solo e climáticas perfeitas para se desenvolver, então com as boas condições a soja ganhou espaço no país e ajudou muito na economia, o Brasil foi o país reconhecido internacionalmente pela quantidade de soja que era produzido por aqui.
Com toda produção realizada no Brasil, o país consegue um lucro de mais de sete bilhões de dólares anuais, a soja também desencadeou uma expansão agrícola significativa para o país, desenvolveu maquinas mais modernas, aumentou o comercio internacional, enriqueceu e modificou a alimentação dos brasileiros .
Com a expansão agrícola os cerrados começaram a ter habitantes e pequenos vilarejos que antes não existia porque era uma região que não era explorada, com o tempo pequeno vilarejos foram se tornando em cidades e depois em grandes metrópoles.

Importância para alimentação;
Tornou-se um grão importante pela quantidade de nutrientes encontrados em sua composição, possui gordura, nove vitaminas e quatro minerais, que ajudam no desenvolvimento e manutenção do organismo humano, pesquisas mostram que o grão de soja consegui supri cerca de 50% da necessidade de ferro no organismo de mulheres e 100% em crianças e desde do século XIX ela é utilizada para ajudar pessoas que precisam de uma dieta especial, rico em nutriente e vitaminas.
A soja é composta por.
• Matéria Seca
• Proteína Bruta
• Matéria Gorda
• Carboidrato
• Matéria Mineral
• Potássio
• Sódio
• Fósforo
• Cálcio
• Magnésio
• Fero
• Zinco
• Cobre


Colheita da Soja
A soja durante todo o processo de produção, passa por dois sistemas de qualidade, certificação e fiscalização para que os agricultores não percam suas lavouras por infestação de insetos. A soja que é considera fiscalizada e certificada segue um padrão de germinação, purezas físicas e sanidade que são exigidas por normas de comercialização estabelecidas e controladas pelo governo, após passa por esse processo, o grão deve ser mantido em galpões até a época de semeadura.
O processo de colheita da soja é uma importante etapa da produção da soja já que a lavoura esta sujeita a muitos riscos de contaminação.

Soja

Alimentos à base de soja estão em todo lugar - leite de soja, iogurte de soja, carne de soja, entre outros. A soja é bem popular porque acredita-se que ela seja um alimento que combate e previne diversas doenças. Alguns estudos destaca a soja como um alimento eficiente para prevenir doenças do coração, ajuda na cura do câncer, alívio dos sintomas da menopausa e prevenção de osteoporose.
A agência norte-americana FDA publicou nota destacando a soja como possívelmente eficaz na prevenção de doenças de coração. Além de ser rica em proteínas e fibras, o óleo de soja é do tipo "bom", rico em ômega-3.
A soja também é o único legume considerado uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir. Carnes e derivados são proteínas completas mas legumes geralmente são incompletos, necessitando de uma combinação com grãos para que forneça todos os aminoácidos necessários. Por esse motivo, a soja é muito utilizada na dieta vegetariana, como por exemplo o tofu, que é um queijo feito de soja.
Existem algumas controvérsias em relação a soja, principalmente porque ela é rica em isoflavonas. Alguns estudos indicam que essas isoflavonas podem combater o câncer, enquanto outros estudos indicam que o consumo excessivo pode causar câncer. Porém, a quantidade contida naturalmente na soja não é problema em potencial.

 Leite de Soja

Copo de leite de soja e grãos de soja.
Aqui encontra tudo o que queria saber sobre Soja, Tofu, Leite de Soja, Okara, Iogurte vegetal, Leite de Arroz, Leite de Amêndoa e outros leites de frutos.


Estes produtos são excelentes alternativas ao leite de vaca e derivados.
Especialmente recomendados para:
  • Intolerantes à lactose
  • Vegetarianos
  • Pessoas alérgicas a produtos de origem animal
  • ou simplesmente para quem procura alternativas mais saudáveis do que o leite industrial.
Estes leites vegetais, se produzidos de plantas de qualidade, são bebidas muito saudáveis, nutritivas, pouco calóricas, sem colesterol e baratíssimas.

Com uma máquina de leite de soja pode produzir leites de qualidade, sem aditivos, a preços inferiores a 20 cêntimos. Dê uma nova vida à sua cozinha. O seu corpo e a sua carteira agradecem!
A Efeito Verde - Lda vende e distribui máquinas de leite de soja, kits para tofu, iogurteiras e cultura de iogurte
Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha. A palavra soja vem do japonês shoyu. A soja é originária da China e do Japão.
O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos(32%), seguido do Brasil(28%), Argentina(21%), China(7%) e Índia(4%).[1] A produção mundial de soja em 2004 foi de 190 milhões de toneladas.
O óleo de soja é o mais utilizado pela população mundial no preparo de alimentos. Também é extensivamente usado em rações animais. Outros produtos derivados da soja incluem óleos, farinha, sabão, cosméticos, resinas, tintas, solventes e biodiesel.
No Brasil até o século XIX a soja era plantada na Bahia,[2] em pequena escala, mas, sua disseminação pelo Brasil se deu graças aos imigrantes japoneses.[2]
A soja é uma das plantações que estão sendo geneticamente modificadas em larga escala, e a soja transgênica está sendo utilizada em um número crescente de produtos. Atualmente, 80% de toda a soja cultivada para o mercado comercial é transgênica. A Monsanto é a empresa líder na soja geneticamente modificada.
A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas, por causa de sua inabilidade para sintetizá-los. [carece de fontes?]
Como ilustração do poder nutritivo da soja, saliente-se o fato de que ela é o único alimento protéico fornecido por organizações humanitárias a africanos famélicos. Com uma alimentação exclusivamente baseada em soja, crianças à beira da morte recuperam todo o seu peso em poucas semanas. Esse fenômeno ocorreu em larga escala nas crises humanitárias de Biafra (Década de 1970), Etiópia (Década de 1980) e Somália (Década de 1990). [carece de fontes?]
O processo de beneficiamento da soja, incia-se com o esmagamento, no qual basicamente se separa o óleo bruto (aproximadamente 20% do conteúdo do grão) do farelo, utilizado largamente como ração animal.
O óleo bruto passa por um processo de refino até assumir propriedades ideais ao consumo como óleo comestível.

Nódulos radiculares

Os nódulos radiculares são associações simbióticas entre bactérias e plantas superiores. A mais conhecida é a Rhizobium com espécies de Leguminosas. A planta proporciona à bactéria compostos carbonados como fonte de energia e um entorno protetor, e recebe nitrogênio em uma forma utilizável para a formacão de proteínas. A simbiose entre cada espécie de leguminosa e de Rhizobium é específica. Por exemplo, Glycine max, a soja,associa-se com a bactéria Bradyrhizobium japonicum. Os rizóbios (bactérias) entram nos pêlos radicais (=da raiz), os quais se deformam. A bactéria degrada a parede e penetra por ela; o crescimento do pêlo é alterado, e forma-se, para dentro, uma estrutura tubular chamada hebra de infeccão. A hebra dirige-se à base do pêlo, e através das paredes celulares vai ao interior do córtex. As bactérias induzem a divisão celular nas células corticais, que se tornam meristemáticas, com alto poder de divisão celular. Quando os rizóbios são liberados das hebras de infeccão e penetram nas células radicais, ficam envoltos por invaginaçoes da membrana plasmática dos pêlos radicais. Devido à continua proliferação de bacteróides (rizóbios desenvolvidos) e células corticais, formam-se uns crescimentos tumorais que constituem os nódulos (Raven 2003).